segunda-feira, 16 de julho de 2007

FLOR BELA


Abre-se a folha branca e semeiam-se palavras trazidas pela emoção mais recôndita, aquela emoção, onde na esteira da nascente , se procura infinitamente a foz.

Força-se o sentimento a construir alegria, tristeza ou desalento, pois assim restará esperança em cada confronto.

Sintetiza-se o que se quer dizer, para que a folha não se rasgue, antes que possa servir as palavras que são trazidas pela consciência.

Tenta descobrir-se o novelo de fio que se estendeu até à descoberta da frustração incólume e que por isso mesmo mantém a angustia.

Rodopia-se e acorda-se, voltado sempre para o lado branco da folha, onde se sonhara ter escrito uma história de amor.

17 comentários:

utopia-x-7 disse...

Dá-me mesmo um arrepio,não apenas pela força e beleza dos versos, mas também pela feliz escolha da sua ilustração.
Florbela Espanca foi uma mulher, escritora (mtos não sabem, mas também se dedicou à prosa) e poetisa ostracizada no seu tempo.
Mas,infelizmente,ainda hoje as coisas não estão melhores.
Há uns anos na TV pública onde era emitido um fantástico programa cultural(a desoras)um declamador muito nosso querido e já desaparecido, disse em directo,sobre a hipótese de declamar Espanca:"eu...Declamar essa histérica?!". De imediato o programa foi para intervalo.
E qdo o declamador voltou pediu desculpas...Às leitoras da Florbela.
Partindo assim do duplo preconceito de que esta era uma poetisa menor apenas lida por mulheres...
Ela foi genuína, honesta e corajosa.Ousou o que mais tarde outras ousaram mas cujo impacto e respectivo castigo já não tinham lugar.

E. Raposo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ad astra disse...

as coisas que utopiax7 sabe que os outros não sabem.Tou petrificada, abismada, siderada, quiça mesmo boquiaberta ... e não é que florbela escrevia prosa??? e eu a pensar que isso era coisa só da floribela

E. Raposo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
utopia-x-7 disse...

Eu pedia-te desculpa ad astra.
Mas a culpa não é minha se confundes a partilha com lições.
Um bom julgador...

utopia-x-7 disse...

Se quiseres reler,verás que me refiro ao facto de ela ter sido ostracizada como mulher, escritora e poetiza.
E como as minhas motivações não são, de todo, andar por aqui com insultos, despeço-me dede já.
A democracia, ad astra, mesmo sendo o melhor regime que conheço, tem como fragilidade a promiscuidade. Mas a minha casa só vai quem eu quero.

Canseiroso disse...

Vá lá meninas...
A idiossincrasia serve para alguma coisa.
Não discutam diante da Florbela.
Ela preferiria incondicionalmente o amor, como sabeis.
Respeitem as vossas diferenças.

A minha benção

Ad astra disse...

Para a utopia: Gosto de Florbela, mesmo muito, tanto que me custa vê-la resumida ás qualidades apontadas por si!
Enalteco Inarq pelo post, pois este sim, fala de Florbela.

Pena tenho que confundas opinião com insulto.

No que rspeita á democracia,e de so deixar entar na sua casa quem quiser...estamos de acordo...é mais democrático discutir na caa dos outros.

Canseiroso...não te preocupes..
Senti-me abençoada, por ti e pelo amor de Florbela Espanca.

Anônimo disse...

O q para aqui vai, caro Canseiroso!!
E eu que até aprecio Florbela Espanca, pois tenho 1 livro da falecida sra (de poesia!), acho q é das poetisas com mais alma e sensibilidade que alguma vez li...nota-se q são poemas mto sofridos, pq ela mesmo teve uma existência sofrida e, um tanto ou qto perturbada, pois amava o próprio irmão, tendo essa 'malograda' paixão conduzido ao suicidio!E, talvez por isso, a sua poesia seja tão profunda...parece q ao ler, os seus versos 'entram' por nós e ficam nas nossas 'entranhas'!
Qto à prosa, nda posso dizer, pq não conheço...
Bjinho p/o sr. Canseiroso!

Anônimo disse...

Ai coelhinha, coelhinha, atão na sabes usar o motor de busca ou não queres nomear Apeles?
Eu só estou a ajudar, porque se passa aqui a stôra ad astra mais a sua partner in@rq, tás feita-ao-bife!
Olha o que aconteceu à tótó da utopia!...
Já agora que não sabes quem são as ditas cujas, aqui vai:
são duas proves vítimas do socretinismo, que tiveram que se dedicar à venda de livros porta-a-porta. E que para se desforrar, abriram uma empresa de mobing on-line.
O socretinismo pega-se! Ai pega-se pega-se!
Agradeço desde já ao dono da casa e peço-lHe também a sua benção.
E já agora coelhinha,olha que tu põe-te a pau, que ouvi dizer que anda aí um lobo esfomeado!

Anônimo disse...

As opiniões devem respeitar-se!Agora se o cretinismo se pega, deve ter pegado a ti, raposa azul!Eu não ando a insultar, nem a manifestar opiniões s/ pessoas q não conheço, mas já que insistes!!...
Qto ao 'lobo esfomeado', se depender de mim, continuará por mto tempo!E só se deixa 'comer' quem quer!!!

Ad astra disse...

kxvysmnRaposa azul: E não é que simpatizei contigo?
Venho aqui trocar ideias com “Canseiroso” e deparo-me com um novo animalzinho peludo a regougar o meu nome. Penso que estará eminente a formação de uma alcateia.
Acautelem-se as galinhas!!!
Estou a ficar preocupada com o aparente, protagonismo que estou a ter.
Pulo de blogue em blogue e vejo meu humilde blogue citado pelos mais diversos companheiros, o que parece dar origem à formação de novas espécies, sem que perceba bem a razão
Quanto ao resto, cara raposa, se souberes ler tão bem quanto escreves, aconselho-te a leitura das Três Fases da Moralidade do Nietzsche…Escolhe uma em que te enquadres.
Se não tiveres, ou não quiseres usar motores de busca, da próxima vez que for vender livros de porta em porta deixo-te um.

Si quis veritaten dicit…

Anônimo disse...

A grande vantagem da moderação do que por aqui acontece, é aceitar-se ou não o que é dito com maior ou menor respeito pelos restantes parceiros de tertúlia.
Fica desde já o aviso, de que a borracha vai funcionar nos casos em que alguém exceder os limites do razoável.

Anônimo disse...

Truz, truz!
Oh, da casa, está aí alguém?!
Apre! mais um condomínio fechado, mas como é que se entra nesta bodega, meu?!...
Eu batia as palmas, mas se largo o cesto nunca se sabe...Já dizia a minha querida amiga Margarida Rebelo Pinto que não há coincidências!...
Ufa, até qu'enfim! Olá tio, tem aqui uma bela casita, sim senhor!
O meu pai jaquim virtuoso, mais conhecido por pato-bravo, faz ene habitações, mas nada que se compare a esta bela arquitectura e respectiva decoração de interiores. Ao contrário desses novos-ricos que aí andam, o tio não deitou fora os seus respeitáveis antepassados. Tal como o pato-bravo do meu pai, esses só querem é vilérios e mais vilérios. Estão agarrados ao vil metal, como eu ao cesto d'avó.
...Obrigada! com... lincença!...Ah!!!...mas que é isto? O tio ainda não ouviu falar da paridade? Desculpe que lhe diga, mas aqui existe alguma discriminação sexista!
Se fosse o meu pai que aqui estivesse respondia já que o mulherio devia era ir apanhar sacos de cimento no lombo, que acabava logo com a incontinência verbal. Ele já era o protótipo do incorrigível boçal, mas desde que anda de autarquia em autarquia, nem queira saber, tio canseiroso!
A pobre da minha mãe,com a frustre; até se tornou numa consumidora compulsiva. Para o tio ver, se fosse ela a dar aqui com esta raposa azul, comprava-lhe já o pêlo.
Quando chamo o meu progenitor à razão ele responde logo:" Ide masé trabalhar quissé que faz bem ao pêlo!"
Tá a ver, tio, lavo roupa, faço a comida e ainda venho trazê-la à avó, mas o meu progenitor é um machista e misógino do piorio que não consegue reconhecer as tarefas domésticas como trabalho a validar. E por falar em validar...saiba o tio que ser vítima do trabalho infantil dá cabo da autoestima. Não por causa do trabalho, propriamente, mas por mor da iliteracia que me corrói a alma. Olhe, nunca li um livro. Sequer li a versão oficial da estória da minha avó paterna. Aquela do lobão!...
Mas o tio mocho disse-me que agora há novas oportunidades. Que é assim: posso não saber ler nem escrever, mas fico com um diploma. E sabe-se lá ainda onde é que vou parar!...
Olha a tia ad hadem! maila a tia inarq, ah pazinhas vocês é que me podiam dar umas lições...Olhem, e não deixem o tio canseiroso me publicar sem me emendarem o teste ou texto ou lá o que é!
E não há p'ra'i nada que se beba?!
Erva cidreira, coisa que o valha!

Anônimo disse...

Capuxinho, tás aki?!
k bela supresa kida! e o meu lobão, vistezio?
Olha poça, o k é isto? Eu tamem amo os meus três meio-irmãos e kero amar predidamente o lobão, ora essa!
Cada cal ama kem pode.
E ssá quem ama a si popria tamem ninguém tem nada com isso.
prontos.

Anônimo disse...

Caro Senhor canseiroso:
Venho por este meio rogar-lhe, encarecidamente, que me faça um enorme favor. Digo-lho mesmo, que se trata de um caso de vida ou de morte.
Esta que aqui, mui modesta e humildemente vos se dirige,é nem mais nem menos do que a protagonista do Primo Basílio; da Madame Bovary (até acho que devia enumerar ao contrário, mas isso agora também não interessa nada!); da Dama das Camélias; da Ana Karenina; da Morgadinha dos Canaviais; do E Tudo o Vento Levou . Etc.,etc.,etc.,paletes e paletes de obras que protagonizei.
Era convidada para todas as tertúlias. e olhe que nessa altura, se uma mulher não fosse um crânio à séria, tinha mesmo que ter um palminho de cara como aqui a miquelina, uma sua criada. Não era como agora que qualquer tabuinha de passar a ferro com umas tretas treslidas, pode andar a botar faladura conforme lhe aprouver.
E tudo isto que já lhes está a parecer dor de chifre( pode-se dizer chifre,não?)e não é mentira nenhuma, é por causa do meu homem, o chico protagonismo, que já não me aparece há uma data de dias.
Disseram-me que ele agora anda com uma tipa que até fala inglês.E que diz que lê livros. Mudou muito o meu protagonismo!...A menos que seja ela a pensar que anda com ele. Que às vezes isso também acontece.
Se souber de alguma coisa envie-me a resposta para o respectivo remetente.
Obrigada pela atenção
respeitosamente,
Protagonista

utopia-x-7 disse...

Como vês querida, Florbela,
o mundo não mudou muito desde que recusaste casar com aquele senhor, muito distinto, só para que a reputação dele não se alterasse.
Bem Hajas por teres existido!