sexta-feira, 3 de abril de 2009

VENHAM ATÉ CÁ, VENHAM...


-Ora bom dia meus senhores…

-si senhores…atão que mandam cá por estas bandas?

-Olhe….vamos a caminho de Beja, cheios de fome e como o senhor tem ali um letreiro que diz que tem «sandes de tudo», a gente, resolveu parar.

-Pois fizeram vocemessês muntíssimo bêim…pois fiquem os senhores sabendo qué verdadi.

-Mas tem a certeza que tem mesmo «sandes de tudo»

-Si senhora. É só pediri que a minha senhora trata já desse assunto.

-Ora ainda bem , meu amigo. Nesse caso arranje-nos aí duas sandes de carne de elefante, uma para mim e outra aqui para o meu amigo.

-Si senhora. É prá já.

Ò Maria arranja lá aí duas sandis de carne de elifante aqui pra estes senhores.

-Ò Alfredo, homem…chega lá aqui dentro pra ma´judaris

(Alfredo ausenta-se regressando poucos minutos depois)

-Olhe lá amigo…a minha senhora pergunta s´os senhoris gostam de sandis de presunto ou paio cá da terra?

-Gostamos sim senhor então porquê?

-Era só pra estarmos a encetar o animal…



interlúdio










-Pois senhora…são dois rapazis

-Ai sim…Ti Josefa?...

-Si senhora, pois atão

Tá claro…parece quio más novo anda atão metido nas drogas, ou lá diabo qué isso…olhe é uma desgracia

-Ai…valha-me deus Maria santíssemaatão e o sê filho tem responso nele?

-Ele ter lá isso teim…mas a melherolhi, o filho coitadinho devia era ter abalado daqui…é o quê lhe digo…

-Ai Ti Josefa… bem quele alem tava na comperativa e fazia aí tanto pa gente…colquer coisa qu´houvessi tava sempre pronto a ajudari e logo se foi meter naquelas fábricas lá pra Lisboa coitadito..

E ela…ela é dali não?

-A modos que sim…si senhora e eu com as vacas a pariri e o Tônio já sem poderiolhi…mais valia que deus me levassi, mas era desta vida…











2 comentários:

cabeça disse...

Festa numa aldeia algures no nosso
Alentejo. Pausa de bailação aproveitada para extracção de rifa "o nome dos animais" as rifas vão por ordem alfabética de A. a Z.
Um robusto homem com farto bigode e uma menina pela mão aproxima-se do microfone - PFFFF! PFFFFF!- sopro de teste - Ora vamos aprocedêri á arrifação duma garrafa de, "isponxi", menina Janita
pranti a sua manita aqui dentro da sacola, e tire só um papelito, hora,.....o nomi da besta é o, Álifanti! quem tem o Á ganhou!

mariam [Maria Martins] disse...

Canseiroso,

gostei muito deste post! as imagens MARAVILHA e o texto, muito bom! gosto dos sentires genuínos das 'nossas gentes'...

BOA PÁSCOA !
um abraço amigo e o meu sorriso :)
mariam


nota: dê um abraço também ao seu amigo 'cabeça' .. costumo lá ir 'espreitar as suas criações...