segunda-feira, 17 de março de 2008

TERNURA DE SER ALENTEJANO


O dia vai a meio e é natural que o pessoal esteja a almoçar. –Pensei.
Enquanto me aproximava já a pé do local onde iria comprar os arbustos que a primavera obriga a plantar, ouvi vozes alegres, que se cruzavam sem sentido como se o alvo de todas as atenções fosse algo que não a própria conversa.
Um homem, vindo de perto e com ar de capataz enchera-se de brios e viera ter comigo perguntando-me o que desejava. O restante pessoal estava a almoçar.
Percebi que naquele lugar, o cargo de chefe obrigava a um almoço mais recatado, distante dos restantes, e apressado, não fosse alguém, mesmo instruído do dever de não entrar no escritório improvisado daquele centro de jardinagem , entrar por ele a dentro fazendo-se confundir com o verdadeiro responsável..
Sou atendido pelo homem de boné que em conjunto com os óculos escurecidos, não deixava ver metade da cara, dizendo-lhe eu então ao que ia.Seguiu-se a resposta:
-Eu estou na minha hora de almoço, mas o senhor se quiser, vai ali comigo, que eu vou ali consigo e escolhe as plantas que quer. Tá claro!…não as pode levar agora porque estamos na hora de almoço, tá a perceber?
-Estou estou…mas se a hora de almoço é entre as 12 e as 13 horas, e se são 12,30h e se o senhor me vai mostrar as plantas, se calhar até as posso levar já, não?…
-Não senhor…é que temos que fazer as contas e essas coisas todas e isso leva o seu tempo, tá a perceber?
-Mas eu só queria 3 plantas…
-Pois é, mas o senhor vem cá depois das 13h e a gente revolve logo isso tudo. Posso-lhe é ir já mostrar as que quer, e dizer o preço e essa coisa toda, tá a perceber?
-Estou, estou…mas se as vai mostrar e dizer o preço só falta metê-las no carro e pagá-las, não é verdade?
-Sim senhor…ou então, o senhor vem cá logo até às 16h. Mas tem que vir antes aí uns ¾ de hora.
-Mas se eu as escolher já, posso vir mais perto das 16h, porque nessa altura é só metê-las no carro e pagar não é?
-Pois aí é que está…o senhor compreende. É que se vier perto das 16h é muito apertado, porque imagine que tenho um compromisso às 16, 15h suponhamos, com um serviço meu lá fora…Preparar-me, arrumar o material, orientar o pessoal, sair daqui e ir ter com a criatura, está a ver…E se uma pessoa chega atrasado? Pois aí é que está!…
-Então o senhor acha então que a melhor hora será às 15h. é isso?
-Sim senhor faça o favor!…Tal e qual.
-Então, cá estarei às 15 h, e escolho-as então. Até logo…
-O senhor é que sabe, mas se quiser eu vou já mostrar para o senhor ver…

Ainda ouvi um -Até logo- sumido, tinha já transposto o portão e pensei que nada do que estava a acontecer era novo para mim. Tanto mais que no portão estava bem visível o horário do funcionamento do local de venda de plantas para a primavera antecipada: 8.00h-12.00h e 13.00-16.00h.
Ainda assim, fiquei preocupado com a possibilidade de trazer os arbustos, dentro do período de almoço.
Ainda bem que tal não aconteceu…

Nenhum comentário: