quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

É KAFKIANO...


Prefiro dizer que se trata da história de Gregor Samsa, personagem da Metamorfose de Franz Kafka.

Não vou dizer nada que o autor desta belíssima obra não tenha dito. Vou recordar-me da manhã em que acordei pensando ser Gregor.

Tinha-me deitado na noite anterior com a sensação de que a semana não me estava a correr nada bem. Era quarta-feira e já lá iam 3 dias de agitação crescente, no entanto foi naquela quinta-feira que me senti transformado. Questionei-me sobre as causas, tal como Gregor dissera: «O que me aconteceu?»

Não vou plagiar Kafka, falando da mudança do meu corpo, até porque nada disso aconteceu Recordo-me apenas do personagem Gregor e do tormento que não deve ter sido ver-se com numerosas patas escorregadias e peçonhentas, tentado esgueirar-se no espaço exíguo do seu quarto, de modo a não preocupar a sua família.

Tomei uma decisão:

Furtivamente, quase instintivamente, desloquei-me até ao computador.

Dias antes tivera publicado um texto estranho como foram estranhas as reacções ao mesmo. Estava encontrado o desassossego de um comediante de ideias, que era eu. Todavia, sem registo de patente e como tal insolvente em matéria fiscal e moral, dedicara-me a escrever por diversão e retorno da racionalidade instituída, fazendo apelo a uma certa irracionalidade. Eis o resultado. Via-me com numerosas pernas tal como Gregor, viscoso e nojento por ter tentado partilhar ideias com o mundo da racionalidade fria e furtiva.

Por isso me desloquei vagarosamente até ao computador e apaguei apressadamente tudo o que eu e outros teriam escrito sobre as minhas pernas raquíticas e nauseabundas.

O dia iria correr melhor assim. Limpando vestígios de sonhos e fantasias. De ironias de comediante . De escritor frustrado e indigente, carente de comunicação e patente.

O público é muito exigente. As minhas desculpas à administração do Blogger. Prometo ser mais diligente, e criteriosamente selectivo em relação ao público.

8 comentários:

cabeça disse...

?????!!!!!.

sombra e luz disse...

!!!!!?????.
me too...

Saulus from Inner Space disse...

Gostei deste repente... ???"""!!!!! para vocês também. Suponho que seja uma nova saudação da putalhada...lol

sombra e luz disse...

!!!**???::.!!!**????!!!!!...;)
saulinhus...;)
o menino pecebeu alguma koisa?!...

(ora...ora... não me diga que foi você o responsável por este acordar difícil do kanseiroso...
foi?...;)
Puxa, é de mim, ou ele até ficou a falar em verso?!...;)
Kans, gente... a feira estava animada, e estava linda a festa, pá!...

Por mim, espero não incomodar... e apreciaria mesmo era que este blogue se animasse mais vezes... É que o estalajadeiro se inspira, e saem-lhe assim textos com pés e cabeça, interessantes, escorreitamente desenvolvidos e dirigidos aos seus propósitos...
aos leitores só falta mesmo é perceber quais!...

Kans, Kafka?...
Na praça do geraldo?...;)
Vá, baralha, parte e volta a dar.
O trunfo é, não se fechar em copas, não cruzar as espadas, não incendiar os paus e descobrir enfim os teus tesouros...;)

então tá. bom fim de semana, depois eu volto...;)
(isto é, se ainda cá estiver este post...;)

Canseiroso disse...

Sorry malta da corda.
Dei-vos corda a vós mas outros se intrometeram, quando não tinham para aqui sido chamados.
Foi mesmo Kafkiano, mas nem o próprio quereria conhecer os cambiantes.
Esqueçam e aguardem que eu arranjo outra curtida.

Blondewithaphd disse...

Man, e logo Kafka... Pesadote, não? Por acaso paisagens do sul e imagens kafkianas não combinam nada! (Bem, Kafka é que não combina com mesmo nada!) Vamos para outra!

Saulus from Inner Space disse...

Se foi kafkiano, o ideal seria continuar a dar corda, muita corda, corda até que se deixasse de reconhecer qualquer figura humana ou vagamente aparentada com humana, ó de leve primata, para ser mais correcto, até que eles se enforcassem a si mesmos e terminasse a história. Mas é verdade, Lima, este meu sex appeal virtual funciona sempre, com homens, com mulheres, com primatas, com canídeos e até com amibas e outros seres unicelulares (juro que ainda não consegui adaptar-me a ambientes extremos, mas se tivesse conseguido, até os extremófilos sucumbiriam ao charme magnético que emana de mim). É um dom, um toque de Midas encoberto por uma ligeira penugem de pseudo leninista-marxista. Abraços para todos e forte para ti, meu catano alentejano LOL.

Canseiroso disse...

Claro que vamos para outra Blonde, no entanto, deixe que lhe diga que sendo nado e criado no nosso lindo e pacífico Alentejo,me surpreendo com umas correntes de ar que de vez em quando por aqui passam que não imagina...
É claro que se apercebeu que houve aqui um terramoto,desconhecendo o seu epicentro, mas não se preocupe que continuamos íntegros como sempre. :)
Avancemos