domingo, 25 de julho de 2010

BULLING??...


...E quando chegados da escola os rapazes descalçavam as botas cardadas, para no rossio se travarem de energias e chutos na trapeira enquanto ao longe a mãe chamava a criação com o peculiar: 'pita...pita...pita....», com a malga de farelos, urtigas e casca de melancia triturada na mão...
Ultrapassada a hora do banho do pai chegado da oficina, os rapazes ainda ofegantes dirigiam-se para o quintal onde uma bacia de água os refrescava da jogatina,terminada entre bostas de vacas do Jimbrinhas,torinas de raça, vindas do chafariz.
Solene o posicionamento do chefe de família à mesa, e expectantes em silêncio todos os filhos,aguardando a qual deles caberia nessa noite, a sorte de ir beber um garoto «lá acima» ao café, de mão dada com o pai, só até que falasse na televisão o João Villaret...
A mãe aguardava «à fresca»,já recolhido o resto da prole, a chegada dos passeantes vindos da cidade,com sorrisos,roupa da cama a cheirar a lavado,pobres, nobres, orgulhosos da sua resistência em prol da honra de se ser devedor à terra, de tudo o que a terra lhes ía devendo...

Um comentário:

Anfitrite disse...

Até os animais eram maus naquela época.
O meu cão praticava "bulling" comigo.
Quando ele pressentia que estava na hora da minha chegada da escola, escondia-se à minha espreita, saltava-me para as canelas e era uma brincadeira pegada. Um dia não dei por ele, veio a correr desalmadamente pelas traseiras, bate-me nas duas pernas e eu fiquei estalelada no chão, de costas.
Quanto aos miúdos entre si, já na hoje chamada pré-primária, que era mista, de nada servia os pais dizerem à professora, para deixar sair primeiro um sexo e depois outro, que era para não andar-mos à bulha. Os adultos não pensam, não sabem que existem um verbo que se chama esperar.
Havia porrada até criar bicho, e uma pessoa ficava de bico calado, porque se se queixasse de alguém ainda levava mais, ou então levava porque a roupa estava suja.
Para onde foi tanta solidariedade?! Tanta ternura escondida e que ainda hoje cá permanece.
:)