domingo, 7 de dezembro de 2008

O POETA DISSE


Para a mentira ser segura,
E atingir profundidade
Tem que trazer à mistura
Qualquer coisa de verdade.

A. Aleixo

Neste espaço, procuro falar das coisas que me interessam e penso interessarem a outros, tendo por opção, talvez pelo respeito que as instituições me merecem, não entrar na análise política pura e dura.

Ou o faço em forma de desabafo poético ou mais ou menos prosaico, alargando o meu instinto pouco gregário (talvez por isso) e consequentemente libertário, quando se trata de escrever.

Desta vez o apelo da política é um pouco mais forte, mas mesmo assim, introduzo António Aleixo e em forma de poesia, (a que não chamarei popular) deixo o meu veemente protesto em relação àquilo que tem sido a discussão entre professores, corpo ministerial da educação e corpos sindicais, numa fase em que todos disputam interesses específicos, supostamente convergentes, para o interesse da educação em Portugal .

Concluo assim que, depois de ter assistido aos distintos diálogos sobre estas questões, envolvendo todos os protagonistas, resta-me este desabafo:


É absurdo que se minta em política.

É desonesto que quando se mente em política, se ignore a verdade.

É paradoxal que se use intencionalmente a mentira , para atingir a verdade.

É de enorme hipocrisia ser-se político em Portugal.

É de enorme hipocrisia ser-se sindicalista em Portugal.

É de enorme hipocrisia ser-se professor em Portugal.


2 comentários:

Ana GG disse...

Obrigada pela visita ao meu canto.

A referência no blogue do Zink, foi de facto indirecta pois quando escrevi o comentário ainda não estava lá o seu.

"Os professores são todos hipócritas"...se me permite discordar não partilho dessa opinião. Não generalize por favor.
Como é Natal e como gosto muito de Évora não me vou zangar consigo

:-)

Canseiroso disse...

É uma questão de reler o que está escrito cara Ana.
Não se diz que os professores são hipocratas.
Tenho a certeza que continuará a gostar da minha cidade. Seja sempre bem vinda.